quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

BLOG DO MUNDO DO SÍTIO

TEXTO DA SEMANA: VOCÊ SORRI PARA A TERRA E ELA SORRI PARA VOCÊ!

Outro dia, estava conversando com algumas crianças sobre hábitos que, na época que eu era criança, não tínhamos incorporado ao nosso dia-a-dia. Quantas e quantas coisas mudaram. Falávamos sobre “atitudes sustentáveis”. Esse termo pode significar muitas coisas, mas o principal sentido é a postura atenta e generosa com o mundo em que vivemos. Mundo composto por um ambiente natural e social.

Quando eu era pequeno, não existia reciclagem. As pessoas começavam a entender que o ser humano, ao jogar lixo no ambiente, promover queimadas e desmatamento, queimar combustível e não preservar boas relações com o lugar em que vive, prejudicava a própria vida.

Lembro de escutar a Camada de Ozônio e ficar muito preocupado com a Terra. Lembro-me de assistir na televisão a crueldade de caçadores de focas e ficar triste por existirem pessoas que não se importam com a vida. Por ver pessoas que não cuidam da própria cidade e não se importam em morar em um lugar bonito e agradável. A “consciência ambiental e social” era formada com essas notícias soltas. Não estava presente na rotina, não era habitual se falar tão naturalmente sobre isso.

Fiquei contente em conversar com aquelas crianças e ver que elas se importam com essas questões. São conscientes que as nossas pequenas ações cotidianas têm um enorme valor! Havia um menino que anda de bicicleta com a sua mãe para ir de um lugar a outro, outro que mora em uma casa que aproveita a água da chuva. Outro que tem uma composteira em casa (vocês sabem o que é uma composteira? Procurem saber!). Todos sabem o que é reciclar. Todos sabem as consequências do desperdício de água.

Agora é o seguinte (coisa que falei com todos eles!): as nossas “atitudes sustentáveis” começam com as pessoas ao lado. Generosidade é algo que precisa ser praticado. Cuidar do outro é a melhor forma de cuidar do mundo. Às vezes, um sorriso pode mudar toda uma vida!

Plante, cante. Sorria, recicle. Não desperdice, reaproveite. Cuide da sua casa, do seu bairro, da sua cidade. Vamos começar pequeno para transformar, grandiosamente, o nosso futuro!

E você? O que fez de bom para a Terra hoje?

Um abraço, um beijo e um sorriso!

Até o dia 14 de março,

Marcelo

Nenhum comentário:

Postar um comentário