quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

BLOG DO MUNDO DO SÍTIO

TEXTO DA SEMANA: E SE EU "REPETIR" DE ANO?

http://mundodositio.globo.com/blog/2011/12/07/e-se-eu-%e2%80%9crepetir%e2%80%9d-de-ano/

Não dá para não pensar nisso quando chega essa época do ano, não é?
A gente fica ansioso, pensando se vai passar de ano, se as notas serão boas e suficientes para sermos aprovados.
Hoje quero escrever para aqueles que terão de refazer o ano e para os amigos de quem terá de refazê-lo.
Gosto de pensar que “repetir de ano” (e coloco entre aspas, pois nenhum ano é igual ao outro, seria impossível repetir o ano, não é?) é a oportunidade que temos para aprender o que não conseguimos entender, rever o que ainda não foi completamente compreendido. É como se esticássemos o tempo para não termos sempre de correr atrás das coisas, sentindo-nos pressionados a tirar notas boas, mesmo sem entender a matéria.
É a chance de transformarmos, mais vagarosamente, as informações aprendidas na escola em conhecimento!
Sei que é muito desagradável ter de ver os amigos e amigas seguirem para outro ano e ficarmos em outra sala, com pessoas mais novas e desconhecidas. Mas temos de ver o lado positivo disso, não é? Então, é também a chance de fazermos novas amizades e de conhecermos outras pessoas. Já pensaram nisso?
Mas sei que vai bater uma tristeza, por mais que eu ou outra pessoa digam essas coisas. Bom mesmo é escutar dos amigos que tudo vai dar certo! Portanto, amigos e amigas de plantão, se algum amigo ou amiga estiver, nesse momento, “repetindo de ano”, conversem, encorajem, digam coisas bacanas, que nos façam ter as coisas mais claras e positivas!
Mas, olha, para ser uma boa experiência, temos de nos concentrar e fazer tudo diferente! Estudar, perguntar, fazer os deveres, prestar muita atenção nas aulas. Porque, senão, vocês vão repetir de ano sem aspas! Farão todos os anos virarem a mesma coisa!
Queria agradecê-los pelos comentários do texto anterior! Vi que gente bem estudiosa e que já entendeu direitinho os macetes para se dar bem nas provas, não é? Gostei também da escrita de vocês! A ortografia, a pontuação e a gramática estão boas! Prestem bastante atenção na hora de se comunicarem na internet, tá?
Bem, até o dia 21!
Marcelo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário